Métodos Ensemble em Ciência da Computação usadas em inteligência artificial
Estes métodos são a combinação de diferentes modelos para se obter um único resultado. Eles são construídos de maneira similar aos algoritmos mais simples, como regressão linear ou árvore de decisão.
Tal combinação torna esses algoritmos mais robustos e complexos, levando a um maior custo computacional que costuma ser acompanhando de melhores resultados.
Normalmente na criação de um modelo, escolhemos o algoritmo que apresenta o melhor desempenho usando a notação Big O da analise assintótica para os dados em questão. Podemos testar diferentes configurações de algoritmos, gerando assim diferentes modelos, mas no fim do processo de machine learning, escolhemos apenas um.
Com um método ensemble serão criados vários modelos diferentes a partir de um algoritmo, mas não escolheremos apenas um para utilização final, e sim todos.
Assim, teremos um resultado para cada modelo criado. Se criarmos 100 modelos, teremos 100 resultados, que serão agregados em apenas um como em uma orquestra sinfônica.
Em problemas de regressão poderá ser utilizada a média dos valores para obtenção do resultado final, e em problemas de classificação o resultado que mais se repete será o escolhido.
Há casos onde o resultado de um modelo será utilizado na criação do próximo, criando uma dependência entre os modelos, e levando a um único resultado final, gerado a partir de vários resultados intermediários.
Muitos métodos ensemble dependem do conceito de árvore de decisão, sendo de grande valia o conhecimento deste conceito no aprendizado dos métodos. Inclusive, quem já conhece árvores de decisão aprenderá os métodos ensemble com muita facilidade e rapidez.